Congreso SIBSA/RETOXLAC 2024

Se prorroga la fecha límite de recepción de resúmenes y resúmenes ampliados!

Antes que nada, hay que registrarse en SIGEVENTOS y obtener usuario y clave.
Ver instructivo “Cadastro_SIGEVENTOS_ESP_PT” en la sección «Documentos»

Minicursos Pre-Congreso.
16-17 de septiembre.
VIRTUAL-SINCRÓNICO.
Vacantes limitadas.
Próximamente formulario de inscripción.

Minicursos Pré-Congresso.
16-17 de setembro.
VIRTUAL- SÍNCRONO.
Vagas limitadas
Formulário de inscrição em breve.

Los niños, las niñas y los basureros digitales: Exposición a los residuos electrónicos y la salud infantil (RAEE). Campus Virtual de Salud Pública de OPS/OMS.
Gestión de Salud Pública de los Incidentes Químicos. Campus Virtual de Salud Pública de OPS/OMS.
Efectos de los disruptores endocrinos sobre la salud humana y el ambiente. Campus Virtual de Salud Pública de OPS/OMS.
Efectos del mercurio en la salud humana y el medio ambiente y consideraciones bajo el Convenio de Minamata. Campus Virtual de Salud Pública de OPS/OMS.
Agua, Saneamiento, Higiene y la Resiliencia al Clima en Establecimientos de Salud. Campus Virtual de Salud Pública de OPS/OMS.
Estimación de morbilidad y mortalidad por contaminantes atmosféricos. Usos del AirQ+.

Meninos, meninas e lixões digitais: Exposição ao lixo eletrônico e saúde infantil (REEE). Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS.

Gestão de Incidentes Químicos em Saúde Pública. Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS.
Efeitos dos desreguladores endócrinos na saúde humana e no ambiente. Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS.
Efeitos do mercúrio na saúde humana e no ambiente e considerações no âmbito da Convenção de Minamata. Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS.
Água, Saneamento, Higiene e Resiliência Climática em Estabelecimentos de Saúde. Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS.
Estimativa de morbidade e mortalidade por poluentes atmosféricos. Usos do AirQ+.

También conmemoramos

Também comemoramos

Día Mundial del Farmacéutico – 25 sept
Día Mundial de la Salud Ambiental – 26 sept
Día Nacional de la Conciencia Ambiental en Argentina – 27 sept
Día Interamericano de la Limpieza y la Ciudadanía – DIADESOL – 3er. sábado de septiembre
– 25 años de la RETOXLAC
45 años de la Asociación Toxicológica Argentina – 25 años de la REDARTOX
30 años de la Revista de Salud Ambiental (SESA)

Dia Mundial do Farmacêutico – 25 de setembro
Dia Mundial da Saúde Ambiental – 26 de setembro
Dia Nacional de Conscientização Ambiental na Argentina – 27 de setembro
Dia Interamericano da Limpeza e da Cidadania – DIADESOL – 3º. Sábado de setembro
25 anos de RETOXLAC
45 anos da Associação Toxicológica Argentina – 25 anos de REDARTOX
30 anos da Revista Saúde Ambiental (SESA)

Justificativa

Este Congresso é o resultado do trabalho em Rede que vem sendo realizado pela Sociedade Iberoamericana de Saúde Ambiental (SIBSA), e das alianças e compromissos logrados com as instituições e os profissionais da Rede de Toxicologia da América Latina e do Caribe (RETOXLAC).

Pretende ser uma instância de encontro, intercâmbio e transferência de conhecimentos, bem como de visibilidade do trabalho que todas essas instituições e seus profissionais realizam, fortalecendo essas redes.

A Rede de Toxicologia da América Latina e do Caribe (RETOXLAC) foi fundada em 15 de outubro de 1999 com a finalidade de vincular os profissionais toxicólogos da região, médicos, farmacêuticos, químico-farmacêuticos, bioquímicos, veterinários, químicos, engenheiros agrônomos, e também pelos Centros de Informação, Asesoramiento e Assistência Toxicológica (CIATs), os Laboratórios de Análise Clínica Toxicológica (LACTs), as Sociedades e Associações de Toxicologia, as Redes de Toxicologia, as Cátedras Universitárias de Toxicologia, os Centros de Informação sobre certos riscos tóxicos (químicos, tóxicos, laborais, fetais, etc.) ou intoxicações específicas (botulismo, envenenamentos por animais peçonhentos, etc.), outros Laboratórios e Institutos de Investigação, e instituições que prestam serviços auxiliares de identificação de substâncias tóxicas.

Nestes 25 anos de vida, o RETOXLAC já permitiu melhorar a troca de informações específicas, tem contribuído para a harmonização de registros de consultas e determinações analíticas e para a melhoria da notificação de intoxicações aos fins de otimizar a toxicovigilância, tem contribuido para normalizar a atividade dos CIATs e LACTs, a fim de garantir a qualidade do serviço que oferecem, tem se ampliado para lugares onde não existem centros e laboratórios especializados, tem promovido investigações multicêntricas, atividades de capacitação e prevenção e programas de controle de qualidade analítica, assim como tem dado passos para a criação de bancos virtuais de medicação antidótica e padrões de laboratório, com miras a melhorar tanto o manejo dos riscos decorrentes do contato com venenos de origem natural ou antropogênico, como o tratamento das pessoas afetadas.

A Sociedad Iberoamericana de Salud Ambiental (SIBSA) é uma Associação Civil sem fins de lucro, que começou a se conformar em 2017 com a intenção de vincular os profissionais da saúde ambiental da Iberoamérica, e sociedades com ampla trajetória como a Sociedad Española de Salud Ambiental, a Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, a Federação Internacional de Saúde Ambiental, centros universitários e de investigação como a Rede Prodema que reúne os pós-graduados de Ciências Ambientais das 9 Universidades do Nordeste do Brasil, e outros que também são Centros Colaboradores de OPS/ OMS, como o Centro de Investigação Aplicada em Ambiente e Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de San Luis Potosí, México, o Departamento de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade da República do Uruguai, e o Centro de Investigações de Plagas e Inseticidas (CIPEIN/CITEDEF/CONICET de Argentina). Desta forma, o SIBSA vem trabalhando na geração de espaços para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, e atualmente reúne representantes de mais de 100 instituições da região.

Para tornar visível todo este trabalho, o Congresso tem proporcionado a realização de numerosas atividades satélites, presenciais, virtuais e híbridas, locais e regionais.

O evento garantirá o intercâmbio entre especialistas de alto perfil de excelência dada a ampla trajetória em áreas interdisciplinar vinculadas à Saúde Ambiental e à Toxicologia na Iberoamérica.

Para evidenciar a importância da reunião para o avanço do conhecimento, cabe referir que dados originais, inovações metodológicas, de avaliação e/ou monitoramento, serão expressos nas sessões de comunicação livres.

Os consultores e/ou assessores que coordenarão as sessões de comunicação livres permitirão que os profissionais nacionais e investigadores jovens intercambiem experiências e hallazgos de investigação.

Se bem serão abordadas as áreas tradicionais de investigação em saúde ambiental e toxicologia, se salientaram aquelas áreas incipientemente abodadas e fundamentais diante dos riscos atrelados a novos produtos químicos, drogas de design, desenvolvimentos tecnológicos e o avanço da pressão antrópica, não apenas em grandes áreas urbanas, domiciliares e peridomiciliares, mas também em extensões naturais drasticamente reduzidas pela interação entre as variáveisde aumento da industrialização e o incremento na densidade da população humana.

As sessões serão uma carga de especialistas com uma formação de excelência e experiência acreditada ao longo de 25 anos tanto na ordem nacional como internacional, pois espera-se um intercâmbio produtivo para o design de linhas de trabalho e investigação que acompanha as políticas públicos.

A participação de referentes de Centros Colaboradores da Oficina Sanitária Panamericana e da Organização Mundial da Saúde redundará como principal benefício na revisão à luz das estratégias que se desenvolvem globalmente nesta matéria.

Portugues